A Baxter apresenta dados no 58º Congresso ERA-EDTA, indicando que o Theranova pode reduzir eventos cardiovasculares e hospitalizações

Press release
  • Um grande estudo retrospectivo multicêntrico de pacientes colombianos em diálise indica que os eventos cardiovasculares foram 35% mais baixos para pacientes em terapia HDx permitida por Theranova do que para os participantes em hemodiálise padrão.

• Os dados do estudo também mostram que a terapia HDx pode reduzir as taxas de hospitalização até 18%.

- ter, 06/29/2021 - 12:00

DEERFIELD, Ill., - Ter, 06/08/2021 - 12:00

Baxter International, uma empresa global forte em inovação em cuidados renais, anunciou hoje novos dados mostrando que a terapia de hemodiálise expandida (HDx) através do dialisador Theranova pode reduzir os eventos cardiovasculares em 35% e as taxas de hospitalização em 18% de acordo com um novo estudo retrospectivo, grande e multicêntrico, de pacientes colombianos de diálise tratados com HDx a longo prazo, em comparação com os pacientes tratados com Hemodiálise de Alto Fluxo. O estudo "Effectiveness of medium cut-off versus high flux dialyzers: Um estudo de corte de ponderação de probabilidade inversa," foi uma apresentação realizada no 58º Congresso da Associação Renal Europeia - European Dialysis and Transplant Association (ERA-EDTA), 5-8 de Junho de 2021.

O Theranova foi concebido para fornecer a terapia HDx, que filtra uma gama mais ampla de moléculas do sangue do que os filtros tradicionais de hemodiálise (HD), visando a remoção eficaz de moléculas convencionais (500 Da a 25 kDa) e moléculas médias grandes (25 kDa a 45 kDa), permitindo uma filtração mais próxima da do rim natural. Estas moléculas médias grandes podem estar associadas a inflamações e doenças cardiovasculares em doentes com insuficiência renal.

"A inovação é alimentada pelo estudo científico contínuo e intercâmbio através de reuniões como a 58ª ERA-EDTA", disse Peter Rutherford, M.D., diretor médico sénior, Baxter Renal Care business.  "Estas novas descobertas apoiam uma crescente biblioteca de provas de que os doentes com doenças renais em terapia HDx através do Theranova podem ter melhores resultados clínicos e menor utilização de recursos de cuidados de saúde".

Os novos dados são provenientes de uma análise observacional, multicêntrica e retrospectiva de coorte de mais de 1.000 pacientes adultos predominantes em hemodiálise seguidos durante até dois anos nas clínicas da Baxter Renal Care Services na Colômbia. Foram obtidas taxas de incidência ponderada (TIRs) e taxas e duração da hospitalização e eventos cardiovasculares de acordo com o tipo de dialisador, utilizando a regressão binomial negativa com a amostra de ponderação. As taxas de hospitalização e os dias de hospitalização foram registados ao longo de dois anos. Enquanto taxas de hospitalização e eventos cardiovasculares mais baixas foram encontradas em associação com a terapia HDx através do Theranova, não foram identificadas diferenças na duração da hospitalização ou sobrevivência. São necessários ensaios clínicos aleatórios para confirmar o efeito observado.

O Theranova é atualmente utilizado em mais de 40 países, incluindo os Estados Unidos, onde foi criada a aplicação De Novo. Ao conceder um De Novo, a U.S. Food and Drug Administration (FDA) estabeleceu uma nova classificação de tecnologia de dialisadores com padrões de desempenho únicos. A FDA dos EUA utiliza a De Novo para dispositivos médicos de baixo e moderado risco que não têm nenhum predicado existente nos Estados Unidos; tais designações são raras no espaço de diálise.

Sobre a Baxter

Todos os dias, milhões de pacientes e cuidadores confiam no portfólio líder da Baxter em cuidados críticos, nutrição, produtos renais, hospitalares e cirúrgicos. Há 90 anos que operamos na intersecção crítica onde as inovações que salvam e sustentam vidas se encontram com os prestadores de cuidados de saúde que o fazem acontecer. Com produtos, tecnologias e terapias disponíveis em mais de 100 países, os empregados da Baxter em todo o mundo estão construindo sobre o rico património de descobertas médicas da empresa para avançar para a próxima geração de inovações transformadoras no campo dos cuidados de saúde. Para saber mais, visite www.baxter.com e siga-nos no Twitter, LinkedIn e Facebook.

Apenas Rx. Para uma utilização segura e adequada deste dispositivo, consulte as Instruções de Utilização.

Este comunicado inclui declarações prospectivas relativas ao Theranova, incluindo benefícios potenciais associados à sua utilização (incluindo um incidente reduzido de eventos cardíacos e taxas de hospitalização). As declarações baseiam-se em pressupostos sobre muitos fatores importantes, incluindo os seguintes, que podem fazer com que os resultados reais difiram materialmente dos das declarações prospectivas: satisfação de requisitos regulamentares e outros; ações de organismos regulamentares e outras autoridades governamentais; qualidade do produto, fabrico ou fornecimento, ou questões de segurança dos pacientes; alterações na legislação e regulamentos; e outros riscos identificados no mais recente arquivo da Baxter no Formulário 10-K e outros arquivos da SEC, todos disponíveis no website da Baxter. A Baxter não se compromete a atualizar as suas declarações sobre o futuro.

Baxter e Theranova são marcas registadas da Baxter International Inc. (SUBSCREVER OS NUMEROS, são refs.)

1Molano A. et al. "Eficácia dos dialisadores de médio corte Vs de alto fluxo: An inverse probability weighting cohort study" Resumo apresentado no 58º Congresso da ERA-EDTA. 2021. [MO880]

2Hutchison CA, et al. The Rationale for Expanded Hemodialysis Therapy (HDx). Contrib Nephrol. 2017; 191:142-52.

3Neirynck N, et al. Uma atualização sobre toxinas urémicas. Int Urol Nephrol. 2013; 45:139-50.

4Duranton F, et al. Grupo de Trabalho Europeu de Toxinas Uremicas. Concentrações normais e patológicas de toxinas urémicas. J Am Soc Nephrol. 2012 Jul; 23(7):1258-70.

5Zweigart C, et al. Membranas de corte médio - mais próximas da função de remoção natural dos rins. Int J Órgãos Artif. 2017; 40(7):328-334

6Boschetti-de-Fierro A, et al. Membranas MCO: Maior Selectividade na Classe de Alto Fluxo. Relatórios científicos 2015; 5:18448.