Nossa história
A inovação está no centro de tudo que fazemos. Há mais de 85 anos, nós nos concentramos em salvar e prolongar vidas e em elevar o nível dos cuidados do paciente.
Década de 1930: Nossa primeira década de inovação
1931: O Dr. Ralph Falk e o Dr. Don Baxter lançam a Don Baxter Intravenous Products Corporation, a primeira fábrica de soluções IV preparadas para comercialização.
Pouco tempo após a nossa fundação, lançamos o recipiente para coleta e armazenamento de sangue TRANSFUSO-VAC, que tornou os bancos de sangue mais práticos e possibilitou o armazenamento por até 21 dias.
No fim da década de 1930, alteramos o nosso nome para Baxter Laboratories, Inc. e abrimos a nossa primeira fábrica em um showroom de automóveis reformado em Glenview, Illinois.
Décadas de 1940–1960: Revoluções setoriais
1941: Lançamos o recipiente PLASMA-VAC, que, pela primeira vez, permitiu a separação do plasma do sangue total para armazenamento.
1948: Lançamos um recipiente de plástico inquebrável para armazenamento de sangue.
1950: Abrimos nossa segunda fábrica nos EUA, em Cleveland, Mississippi. Dois anos depois, tornamo-nos a primeira empresa americana a disponibilizar comercialmente plasma humano, após a aquisição da Hyland Laboratories.
1954: Nós nos internacionalizamos, abrindo um escritório na Bélgica. Dois anos depois, o médico holandês Dr. Willem Kolff desenvolveu o primeiro “rim artificial”, feito de lâminas de madeira, latas de suco de laranja e uma membrana de celofane. A partir de seu trabalho, produzimos, o primeiro sistema comercial de diálise no mesmo ano.
1960: Lançamos a primeira solução para diálise peritoneal (DP). A DP filtra resíduos do sangue de pessoas com insuficiência renal por meio da membrana peritoneal, em vez de um dialisador externo. Um ano depois, começamos a negociar nossas ações na Bolsa de Valores de Nova York.
Décadas de 1970–1990: Expansão da nossa presença global e inovações
1970: Lançamos o VIAFLEX, o primeiro recipiente IV de plástico flexível. Essa revolução médica possibilitou infusões em sistema fechado, o que reduziu o risco de contaminação.
1971: Nossa empresa entrou na lista Fortune 500, na qual figuram as maiores empresas dos EUA. Também abrimos uma fábrica de soluções IV na Carolina do Norte, que é uma das nossas maiores instalações até hoje.
Os nossos recipientes plásticos MINI-BAG chegaram ao mercado em 1974, disponibilizando medicamentos pré-misturados prontos para o uso nos hospitais. Mudamo-nos para a nossa sede atual, em Deerfield, Illinois, no ano seguinte.
Lançamos vários produtos na década de 1980, incluindo a bomba INFUSOR, que permitiu que pacientes recebessem terapia IV em qualquer ambiente.
1985: Adquirimos a American Hospital Supply Corporation, uma distribuidora de produtos de saúde.
1991: Foi lançado o nosso sistema de acesso IV INTERLINK IV, o primeiro sistema “sem agulha” para terapia IV.
1994: Foi lançado o HOMECHOICE, nosso sistema automatizado de diálise peritoneal (DPA). Também abrimos uma fábrica em Singapura para produzir soluções para diálise peritoneal para o mercado asiático.
1998: Nossa aquisição da divisão de produtos farmacêuticos da Ohmeda transformou a Baxter na empresa líder em anestésicos inalatórios. No mesmo ano, lançamos o primeiro recipiente flexível de três câmeras para nutrição parenteral e obtivemos a aprovação do TISSEEL , o primeiro selante de fibrina nos EUA.
Década de 2000: Um novo milênio de inovação
Os primeiros anos da década se destacaram pela obtenção de uma série de aprovações regulatórias para alguns dos nossos principais produtos. Entre eles, estão:
- EXTRANEAL, uma solução para DP que não contém glicose;
- ADVATE, o primeiro concentrado recombinante de fator VIII para hemofilia produzido sem adição de proteína humana ou animal na cultura celular;
- FLEXBUMIN, a primeira albumina em recipiente de plástico flexível; e
- SEVOFLURANE, um anestésico inalatório para cirurgias.
2007: Lançamos o V-LINK, o primeiro conector intravenoso com revestimento antimicrobiano. Poucos anos depois, obtivemos aprovação da FDA para o ARTISS, o primeiro selante de fibrina de lento ajuste, para colar enxertos de pele em pacientes queimados.
2011: Lançada a Baxter Ventures, que se tornou um novo meio para identificarmos e financiarmos a inovação em cuidados de saúde. Também adquirimos a Baxa Corporation, para expandir o nosso portfólio de automação de farmácia.
2012: Adquirimos a Sigma, fabricante de bombas de infusão inteligentes, e a Synovis Life Technologies, Inc., uma empresa líder em produtos para microcirurgias.
2013: Adquirimos a GAMBRO AB, uma inovadora global em cuidados renais. Também recebemos aprovação para a comercialização do selante hemostático HEMOPATCH, que contribui para o controle de sangramentos em vários cenários cirúrgicos.
2015: Procedemos a uma cisão e transferimos o nosso negócio de biociência para nos concentrar em cuidados hospitalares, nutricionais, renais e cirúrgicos. Também lançamos o AMIA com SHARESOURCE, o primeiro sistema de DPA com recursos fáceis de usar que orientam pacientes com doença renal em estágio terminal na terapia domiciliar de diálise peritoneal (DP) e os mantêm remotamente conectados a seus prestadores de serviços de saúde.
2016: Na Europa, lançamos o NUMETA G13E, o único sistema de nutrição parenteral de três câmaras pronto para uso aprovado para lactentes prematuros. Além disso, a HDx possibilitada pelo THERANOVA é a nossa nova e pioneira terapia dialítica para pacientes com doença renal em estágio terminal. O dialisador THERANOVA tem uma membrana inovadora que proporciona terapia de hemodiálise expandida (HDx).
2017: Foram lançadas novas versões dos nossos agentes hemostáticos FLOSEAL e TISSEEL. Adquirimos a Claris Injectables Limited, um laboratório voltado para a produção de medicamentos injetáveis genéricos, e anunciamos novas colaborações de pesquisa e desenvolvimento clínicos com importantes instituições, incluindo Mayo Clinic and Ramot at Tel Aviv University/Tel Aviv Sourasky Medical Center.
2018: Foi lançado, no Japão, o nosso sistema de DPA KAGUYA , refletindo necessidades locais e questões demográficas e oferecendo uma opção de tratamento viável para pacientes renais no país.