Pular para o conteúdo principal

Uma resposta global ao furacão Maria

Engajamento com a comunidade

   

O furacão Maria atingiu Porto Rico em 20 de setembro de 2017, com efeitos devastadores. A Baxter ativou uma resposta global ao furacão, para atender às necessidades de pacientes e prestadores de serviços de saúde nos EUA e nossos funcionários na ilha.  

Graças à implementação de planos de prontidão da Baxter para fazer frente ao furacão e aos esforços heroicos de nossos funcionários na ilha, pudemos retomar as operações de fabricação, ainda que de forma limitada, uma semana depois da tempestade. A produção teve um aumento considerável após a conexão de nossas instalações à rede elétrica da ilha no final de 2017, atingindo os níveis de produção pré-furacão no início de 2018. Todos os produtos fabricados na ilha estão totalmente disponíveis.  

Contar com energia elétrica confiável e estável foi essencial para a plena recuperação das operações de manufatura sustentáveis na ilha. A Baxter manteve geradores a diesel de reserva em todas as instalações na ilha para abastecimento próprio durante as interrupções de energia que ocorreram nas semanas e nos meses que se seguiram à passagem do furacão, e continuam ocorrendo.

A Baxter agradece muito o apoio dos departamento de Saúde e Serviços Humanos (Health and Human Services) e Segurança Interna (Homeland Security), da Agência de Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA (Food and Drug Administration, FDA), da Agência Federal de Gestão de Emergências (Federal Emergency Management Agency, FEMA), da Autoridade de Eletricidade de Porto Rico (Puerto Rico Power Authority, PREPA) e ao governador de Porto Rico, Ricardo Rosselló e sua equipe pelo apoio durante a nossa recuperação.

Uma resposta global para apoiar o suprimento de produtos nos EUA

A Baxter fabrica em Porto Rico os sistemas de recipientes parenterais de pequeno volume (PPVs) MINI-BAG e MINI-BAG Plus, que são usados, principalmente, em farmácias para manipulação ou mistura de um medicamento ou para ajudar na administração de um medicamento, além de aminoácidos e certos produtos pré-misturados.

Baxter facility in Aibonito, Puerto Rico
Baxter facility in Aibonito, Puerto Rico

Para viabilizar o suprimento do produto para o mercado dos EUA, a Baxter ativou estratégias de recuperação dirigidas em toda a nossa rede global de fabricação, incluindo trabalho com a FDA para garantir liberdade regulatória para a importação especial temporária de certos produtos de instalações da Baxter na Irlanda, na Austrália, no Canadá, no México, na Inglaterra e no Brasil. Desde o início das importações especiais, em outubro de 2017, milhões de unidades foram enviadas para hospitais em todo o território dos EUA.

Baxter facility in Jayuya, Puerto Rico
Baxter facility in Jayuya, Puerto Rico

Além da disponibilidade de PPVs, os sistemas de alimentação parenteral de grande volume (PGVs, muitas vezes chamados de “solução salina”) estão totalmente disponíveis para clientes em todo o território dos EUA. A Baxter não fabrica PGVs em Porto Rico, e o furacão Maria não interrompeu sua produção. A Baxter também está fornecendo unidades adicionais de PGV para atender à demanda dos consumidores a partir de uma fábrica no México, por meio de aprovação permanente da FDA.

 

 

Preparação para o futuro: uma abordagem global ao abastecimento de produtos

Para promover mais flexibilidade na fabricação e, com isso, atender a futuras necessidades de soluções IV nos EUA, a Baxter está trabalhando com a FDA pela aprovação permanente de várias instalações globais como fábricas alternativas, o que permitiria à Baxter importar certos produtos para os EUA. A FDA já concedeu aprovação permanente para a importação de certos produtos de PPV e PGV de instalações na Irlanda, na Espanha e no México.

Apoio a funcionários e comunidades em Porto Rico

Baxter bringing in humanitarian supplies to Puerto Rico.
Baxter bringing in humanitarian supplies to Puerto Rico

Na esteira do furacão, a Baxter se mobilizou rapidamente para ajudar nossos funcionários e suas comunidades. Nossa equipe não só enfrentou dificuldades cotidianas no transporte para o trabalho, pois estradas e serviços foram danificados e destruídos, mas precisaram lidar com necessidades básicas urgentes de seus familiares e vizinhos.

Baxter manufacturing facility in Puerto Rico providing water to the community.
Baxter manufacturing facility in Puerto Rico providing water to the community
 

A Baxter ajudou mais de 2.000 funcionários de Porto Rico a obter suprimentos básicos, como gasolina, alimentos, água e artigos de higiene pessoal. Coordenamos vários voos diários para transportar aproximadamente 11.000 kg de suprimentos básicos para os funcionários. Distribuímos geradores a gás e minifogões a propano e instalamos postos de lavanderia em nossas fábricas, para atender às necessidades pessoais dos funcionários. Além disso, a Baxter ofereceu assistência financeira aos funcionários, para ajudá-los a se recuperar das perdas sofridas.

Toys collected by Baxter colleagues for the children of Baxter  employees in Puerto Rico.
Toys collected by Baxter colleagues for the children of employees in Puerto Rico
 

Também oferecemos acesso a água potável às comunidades em torno das nossas fábricas. Nossos funcionários e suas famílias em Porto Rico continuaram a receber apoio durante semanas e meses após a passagem do furacão. No período de festas de fim de ano de 2017, nossos funcionários organizaram uma campanha de coleta de brinquedos, livros, material escolar e artigos esportivos, que enviaram para os funcionários na ilha e suas famílias.

 

Histórias relacionadas