Pular para o conteúdo principal

Abertura do caminho para o acesso a necessidades críticas em saúde

Engajamento com a comunidade

Baxter International Foundation colabora com a Direct Relief para reconstruir clínicas de saúde na esteira do furacão

Em novembro de 2013, o tufão Haiyan devastou milhares de pessoas, que foram desalojadas pela severa tempestade. Em resposta à crise, a Direct Relief, nosso parceiro de ajuda humanitária, ofereceu assistência médica imediata com produtos pré-posicionados da Baxter que estavam disponíveis, o que contribui para garantir o pronto acesso a suprimentos críticos em cenários de desastre e tragédia.

Três anos depois, o impacto do desastre ainda é visível em uma ampla área. Com o apoio da doação de US$ 175.000,00 da Baxter International à Direct Relief para iniciativas de recuperação de longo prazo, as comunidades continuam a reconstruir e a restabelecer a infraestrutura crítica de saúde para atender aos mais necessitados.

A maioria das instalações de saúde nas áreas afetadas pelo tufão nas Filipinas – de unidades de cuidados de nível primário a hospitais públicos de nível terciário – sofreu danos severos ou foi destruída pelo tufão, e boa parte da população segue enfrentando muitas dificuldades para obter serviços de saúde a preços acessíveis. Nas províncias da ilha de Samar, há muito tempo assoladas por níveis de pobreza elevados e indicadores precários de saúde materna e reprodutiva, saúde infantil e doenças transmissíveis e não transmissíveis, a falta de acesso a serviços de saúde levou ao aumento da morbidade e mortalidade para filipinos que estão lutando para reconstruir sua vida.

“Depois do tufão, as necessidades de saúde atingiram níveis elevadíssimos, variando de casos urgentes de trauma crítico a problemas de saúde comuns, porém importantes, problemas de cuidados primários aos quais muitas vezes não damos a devida importância”, disse o Dr. Gordon Willcock, Gerente de Prontidão e Resposta a Emergências da Direct Relief. “Tenho um filho e, ao longo desse projeto, tenho pensado em quantas vezes eu o levei ao médico para tratar de todos os tipos de necessidade de saúde, e é difícil imaginar o que representa não poder contar com esses recursos ou apenas com um lugar seguro para a saúde das crianças”, pontuou ele. “É por isso que o apoio da Baxter International Foundation ao projeto foi tão essencial para fazer uma diferença real.”

A Direct Relief trabalhou em parceria com a Health Futures Foundation, Inc. (HFI), uma organização sem fins lucrativos envolvida na concepção e gestão de programas de desenvolvimento social e de saúde nas Filipinas, para ajudar a identificar locais e criar clínicas de saúde funcionais no contexto do projeto de recuperação de longo prazo. Os esforços apoiados pela fundação se concentraram na reconstrução dos Postos de Saúde de Barangay (Barangay Health Stations, BHS), unidades comunitárias e de obstetrícia que, segundo estimativas, atendem a mais de 20.000 moradores das regiões afetadas.

Para nós, a natureza trágica de desastres como esse e a necessidade de expandir os serviços médicos em uma área que, em geral, não recebe a ênfase nem os recursos adequados, representou uma oportunidade de ajudar a melhorar o acesso a cuidados de uma forma mais permanente e fundamental.

Alice Campbell, Diretora Sênior de Relações Comunitárias Globais da Baxter

A Baxter e a Baxter International Foundation se dedicam a respaldar o acesso a cuidados de saúde em comunidades por meio de parcerias públicas e privadas, e o projeto com a Direct Relief está contribuindo para aumentar a capacidade de atendimento e os serviços para essas comunidades tão fortemente impactadas pelo tufão.

“Para nós, a natureza trágica de desastres como esse e a necessidade de expandir os serviços médicos em uma área que, em geral, não recebe a ênfase nem os recursos adequados, representou uma oportunidade de ajudar a melhorar o acesso a cuidados de uma forma mais permanente e fundamental”, afirmou Alice Campbell, Diretora Sênior de Relações Comunitárias Globais da Baxter.

As unidades de saúde também trabalharão na prevenção, na identificação e no tratamento de membros da comunidade com hipertensão, doença arterial coronariana, diabetes e doença renal crônica. Os objetivos dos BHS complementam o Programa Universal de Saúde do Departamento de Saúde das Filipinas, que oferecerá seguro saúde às comunidades com cobertura de seguro de 100%, disponibilidade e acesso a profissionais de saúde, oferta de serviços de saúde, governança de saúde e utilização de serviços digitais de informações de saúde.

“Apesar da imensa destruição causada pelo tufão Haiyan, esse esforço de base para construir infraestrutura e serviços que também sejam sustentáveis é realmente impressionante”, disse Gordon. “Cada unidade construída tem um impacto imenso: em uma comunidade rural pobre, proporcionar acesso a cuidados de saúde modernos permite que os moradores vislumbrem um novo futuro.”

Histórias relacionadas