Pular para o conteúdo principal

Inovação tecnológica chega ao Brasil para intensificar o monitoramento de diálise domiciliar

Press release
  • Novo sistema permite que o paciente seja rigorosamente acompanhado por seu médico à distância, enquanto recebe tratamento em casa

São Paulo - December 19, 2018

 

O recém-publicado Censo Brasileiro de Nefrologia 2017 aponta que a demanda por diálise cresceu três vezes mais do que o percentual de unidades de tratamento, de 2015 para 2016. Nesse contexto de dificuldade de acesso, a diálise peritoneal — realizada em casa, durante o sono— se destaca como uma solução para os pacientes. No entanto, a segurança e eficácia do tratamento dependem de uma adesão rigorosa aos procedimentos técnicos e de higiene orientados pelo médico, mas nem todos os pacientes se sentem seguros e disciplinados o suficiente para adotá-los.

No intuito de aumentar a confiabilidade no tratamento, a Baxter – companhia com 60 anos de tradição em saúde renal – apresenta o HomeChoice Claria, um aparelho equipado com o sistema chamado Sharesource, que permite o acompanhamento médico da diálise peritoneal domiciliar, à distância. “Nossa intenção é aumentar ainda mais a confiança de médicos e pacientes na diálise peritoneal, proporcionando mais conforto ao garantir que as pessoas sejam tratadas sem sair de casa.”, afirma Ricardo Cunegundes, gerente médico da Baxter.

 

Facilmente operado pelo paciente, o aparelho é guiado por voz e tem um painel de controle touchscreen. Sua principal função é coletar dados de cada sessão de diálise – como tempo de tratamento, volume de líquido infundido, entre outros e enviá-los automaticamente ao sistema onde o médico pode fazer o acompanhamento do paciente. Baseados nessas informações, os profissionais de saúde podem identificar eventuais problemas e intervir rapidamente, ajustando a configuração do dispositivo remotamente, sem que o paciente precise comparecer à clínica. 

Com o marco de 200 mil sessões de diálise peritoneal gerenciadas nos Estados Unidos e em outros países, o sistema comprovou o aumento na visibilidade da adesão terapêutica e na velocidade de identificação de problemas, segundo levantamentos apresentados no último Congresso Americano de Nefrologia.

 

Referências

Sociedade Brasileira de Nefrologia, disponível em http://sbn.org.br/

Baxter, disponível em http://www.baxter.com/news-media/newsroom/press-releases/2016/11-21-16-amia-home-therapy.page