Pular para o conteúdo principal

Ética e compliance

Ética e compliance

Promover uma cultura de integridade e o mais alto padrão de comportamento ético.

Como uma empresa global de saúde que opera em mais de 100 países, estamos comprometidos com a governança corporativa efetiva, o cumprimento das leis e a promoção de uma cultura de ética e conformidade em toda a organização. Em 1995, tornamo-nos uma das primeiras empresas a adotar diretrizes formais de governança corporativa. O aprimoramento das práticas da empresa e o estabelecimento de novos padrões são um processo contínuo, e as diretrizes atuais de governança corporativa refletem essa evolução.

Nossa equipe de Ética e Compliance trabalha conjuntamente com as equipes de Operação e do Departamento Jurídico nas diversas regiões em que atuamos, para garantir que nossas atividades estejam em conformidade com as leis vigentes e as políticas da empresa. Oferecemos vários canais para treinar e aconselhar os funcionários, assim como meios confidenciais para levantar questões ou relatar supostas infrações da lei e das políticas da empresa. Investigamos essas questões imediatamente e as relatamos à Administração sênior, conforme apropriado.

 

Códigos e normas

Código de conduta

Estabelecemos uma base forte de integridade e conformidade que ajuda a orientar os funcionários a fazer julgamentos de negócios bons e éticos e agir adequadamente, conforme a lei.

Leia nosso Código de conduta >
 

Direitos humanos em toda a cadeia de valor

Como definido em nossa Política global de direitos humanos, nós respeitamos os direitos humanos, a dignidade e as contribuições diversificadas de todas as pessoas. O fomento aos direitos humanos em nossas ações diretas e indiretas assume muitas formas e se reflete em várias políticas e iniciativas da empresa, em áreas como práticas de contratação, privacidade, segurança, cadeia de suprimentos, conduta ética e acesso a cuidados de saúde.

Códigos de ética profissionais e normas setoriais

Adotamos os seguintes códigos de ética profissionais e setoriais externos:

  • Código de ética da AdvaMed para interações com profissionais de saúde
  • Código de ética da ABIMED para interações com profissionais de saúde
  • Código de ética para engenheiros da Sociedade Nacional de Engenheiros Profissionais
  • Código de ética para práticas de negócios da MedTech Europe

Além disso, trabalhamos com organizações não governamentais e associações comerciais para melhorar as normas de ética e compliance em todo o mundo. Isso inclui:

  • Trabalhar com a Associação Chinesa de Empresas com o Comitê da Associação Farmacêutica baseada em P&D com Investimento Estrangeiro (RDPAC) em um código de ética em vendas e marketing para todo o setor
  • Participar em uma força tarefa do Conselho Chinês da Associação de Tecnologia Médica Avançada (AdvaMed) para desenvolver um código de conduta do setor para as operações chinesas das empresas membros da AdvaMed
  • Trabalhar com a Associação Mexicana de Indústrias de Dispositivos Médicos Inovadores (AMID) para atualizar o Código de interações com profissionais de saúde da AMID
  • Apoiar a AMID com a criação de um treinamento harmonizado que endosse normas e critérios acordados pelo setor de dispositivos médicos
  • Participar da Iniciativa da cadeia de suprimentos farmacêuticos

Programas e estrutura de ética e compliance

Projetamos e atualizamos nossos programas e nossa estrutura de ética e compliance regularmente para refletir as necessidades de uma empresa de saúde complexa com atuação global.

Integramos o atual modelo de governança local com os comitês de Ética e Compliance que operam nos níveis regional, nacional e corporativa para promover a integração do programa de ética e compliance em toda a Baxter.

Compliance comercial

Temos uma rede global de pessoas encarregadas de identificar e abordar questões de compliance comercial em seus países e áreas funcionais e procurar ajuda dos especialistas no assunto, designados conforme necessário. Também continuamos a melhorar ferramentas e processos para triar e abordar riscos relacionados que envolvem nossos produtos e transações comerciais.

Privacidade de dados e segurança

Nossa Política de privacidade global define nossas normas de privacidade e orienta nossas operações globais a seguir controles similares para proteger informações pessoais e de saúde dos pacientes. Todos os funcionários da Baxter devem concluir um curso de treinamento on-line sobre privacidade.

Comunicação e orientação

A franqueza na comunicação é fundamental para o nosso compromisso com a integridade. Oferecemos vários canais para treinar e aconselhar os funcionários, assim como meios confidenciais para denúncias de supostas infrações da lei e das políticas da empresa, que são investigadas prontamente e comunicadas à Administração sênior, conforme apropriado. Os gerentes são responsáveis por manter um ambiente que permita que os funcionários levantem e discutam os problemas de maneira segura.

Um desses canais é a Central de Atendimento de Ética e Compliance, um recurso independente pela internet ou telefone disponível para que funcionários e familiares, fornecedores, clientes e outros stakeholders da Baxter levantem problemas e comuniquem abertamente possíveis questões sobre ética e compliance na empresa. Os interessados podem relatar um problema ou procurar orientação em 32 idiomas, 24 horas por dia, sete dias por semana, e podem optar pelo anonimato.