Pular para o conteúdo principal

Como você alimenta o seu crescimento profissional? Aprenda com um CEO: é com determinação

CEO Insights

Semanas atrás, tive a oportunidade de me reunir com funcionários que estão em programas de desenvolvimento rotativo da Baxter. Eles são recém-formados, com alto potencial e experimentam várias funções em suas respectivas disciplinas — P&D, Finanças, Vendas e outras — para desenvolver habilidades e competências de liderança. Em outras palavras, são os talentos que definirão o futuro da Baxter.

O contato com jovens profissionais cheios de energia me faz pensar em minhas próprias raízes, quando eu era um ávido recém-contratado projetando o meu mergulho na vida corporativa. As perguntas entusiasmadas que eu fazia às lideranças sênior naquela época são as mesmas que escuto hoje: O que motiva você? Como você chegou do ponto A ao ponto B? Qual é o segredo do sucesso na carreira?

Dependendo do momento, minhas respostas refletem uma série de qualidades que passei a considerar essenciais para uma liderança eficaz, de uma mentalidade estratégica e um compromisso com a diversidade a adaptabilidade e senso de humor.

No entanto, recentemente me dei conta de que há uma qualidade que eu tendo a enfatizar mais do que todas as outras. Você pode chamá-la de perseverança, tenacidade ou determinação. Trata-se da vontade de seguir em frente e apresentar resultados excelentes, mesmo — ou especialmente — ao encontrar resistência pela frente.

Não se trata de andar na contramão, como um rebelde no local de trabalho. Em vez disso, a questão é a maneira como você enfrenta desafios para obter resultados alinhados com a missão e os valores da sua empresa.

Independentemente de onde você trabalhe, espero que esteja em uma estrutura e uma cultura que lhe permita atingir os melhores resultados possíveis no dia a dia. Mas há aqueles momentos “eureka!”, quando vem a inspiração ou o trabalho árduo rende insights. Você idealiza uma solução que pode melhorar o desempenho ou uma oportunidade que pode aproveitar. Como você se apossa desses momentos? Como administra a resistência? Você demonstra segurança e age conforme as suas convicções? Esses são os momentos decisivos em uma carreira.

A missão da Baxter é salvar e prolongar vidas. Em toda a empresa, os funcionários abraçam esse lema… e os verdadeiramente excepcionais esforçam-se para fazer uma diferença maior todos os dias. Eles estão determinados a ver obstáculos como oportunidades. Sua resolução é o que nos impulsiona — e também é o que os impulsiona.

Há muitos caminhos para o progresso na carreira e nenhum é igual ao outro. Para mim, porém, a sua tenacidade ao superar as expectativas será, em última instância, o que definirá o seu potencial.

—Joe Almeida, Presidente do Conselho e CEO

Saiba mais sobre carreiras que impactam vidas e o nosso compromisso com o crescimento pessoal e profissional.