Sobre nós

A missão da Baxter de salvar e prolongar vidas inspira nosso trabalho e nosso compromisso de entregar produtos e serviços essenciais de saúde.

História da Baxter

Um legado de Cuidados de Saúde Essenciais Avançados

Por mais de 80 anos, a Baxter proporciona inovações médicas significativas, incluindo as primeiras soluções intravenosas (IV) produzidas comercialmente e o primeiro sistema de diálise domiciliar como uma alternativa para a hemodiálise feita em hospitais ou clínicas. A Baxter tem sido altamente inovadora, fornecendo soluções de cuidados de saúde para necessidades médicas por meio de avanços científicos e também por meio de parcerias e aquisições estratégicas.
Os anos 30

1931 — Dois médicos, Dr. Ralph Falk e Don Baxter, lançam a Don Baxter Intravenous Products Corporation como a primeira fábrica de soluções IV preparadas comercialmente. Anteriormente, apenas grandes centros de pesquisa e hospitais universitários tinham instalações para produzir suas próprias soluções intravenosas, as quais eram de qualidade variável e quantidade limitada.

 

1933 — A empresa abre sua primeira fábrica em uma sala de exposições de automóveis reformada em Glenview, Illinois, EUA, onde seis funcionários produziam a linha completa de cinco soluções estéreis em recipientes de vidro.

 

1935 — A jovem empresa ganha reputação por segurança e eficácia, dando aos médicos credibilidade na terapia IV. A empresa se torna a Baxter Laboratories Inc. e estabelece uma função de pesquisa e desenvolvimento (P&D) para continuar os avanços pioneiros em tecnologia médica.

 

1937 — A empresa expande para o Canadá e é construída uma fábrica em Acton, Ontário, em 1940.

 

1939 — Com base na experiência da empresa com soluções estéreis e recipientes de armazenamento a vácuo, a Baxter introduz o recipiente Transfuso-Vac para coleta e armazenamento de sangue. Antes desse produto inovador, o sangue podia ser armazenado por apenas algumas horas; o novo recipiente permite um armazenamento de até 21 dias, o que torna o banco de sangue possível pela primeira vez.

 

Os anos 40

1941 — Quando estoura a Segunda Guerra Mundial, apenas as soluções IV e a coleta de sangue da Baxter atendem às especificações das forças armadas dos EUA. A empresa abre fábricas temporárias para atender a demanda crescente e, após a guerra, essas operações são consolidadas na fábrica de Glenview. Ainda em 1941, a Baxter introduz o recipiente Plasma-Vac, fornecendo o primeiro modo de separação total do plasma do sangue e armazenagem para uso futuro.

 

1945 — A Baxter introduz a linha PLEXITRON, o primeiro conjunto de soluções de plástico expansível, o qual elimina os problemas associados com a limpeza e reuso dos tubos de látex. Esse é o primeiro passo em direção aos produtos médicos de uso único ou descartáveis.

 

1948 — A linha de produtos da Baxter expande para incluir um novo recipiente plástico inquebrável para armazenamento de sangue, o precursor do recipiente plástico flexível IV VIAFLEX, um produto que serve como base para o desenvolvimento de um sistema plástico de entrega para soluções de diálise.

 

Os anos 50

1950 — A empresa cresce rapidamente e começa a aumentar sua capacidade de produção ao mesmo tempo em que introduz novos produtos e se expande internacionalmente. A empresa abre sua segunda fábrica nos EUA, em Cleveland, Mississippi.

 

1952 — A Baxter adquire a Hyland Laboratories, a primeira empresa norte-americana a disponibilizar plasma humano comercialmente.

 

1954 — A empresa expande internacionalmente com a abertura de um escritório na Bélgica.

 

1956 — Um médico holandês chamado Willem Kolff começa a pesquisar um modo de usar diálise, processo em que partículas passam por uma membrana para tratar pacientes com insuficiência renal. Construído com lâminas de madeira, latas de suco de laranja e uma membrana de celofane, o “rim artificial” de Kolff requer uma configuração extensa e precisa de mais de seis horas para realizar a diálise. A Baxter se baseia em seus métodos para produzir o primeiro sistema de diálise.

 

1958 — A Baxter torna-se o primeiro grande fabricante de produtos de cuidados de saúde a estabelecer operações comerciais em Porto Rico, sob o nome de Travenol (derivado de inTRAVENous sOLutions).

 

1959 — A Baxter adquire a Fenwal Laboratories. O sistema de recipiente plástico flexível BLOOD-PACK para coleta e processamento de sangue total leva, posteriormente, ao desenvolvimento do recipiente plástico flexível IV VIAFLEX da Baxter, outra grande inovação na terapia IV. A tecnologia se aplica eventualmente ao desenvolvimento de um sistema de recipiente plástico flexível para soluções de diálise que torna possível a diálise peritoneal ambulatória contínua (DPAC), outra inovação de Baxter.

 

Os anos 60

1960 — A Baxter introduz uma solução de diálise peritoneal (PD), a primeira solução para filtrar impurezas do sangue de pessoas com doença renal através de sua membrana peritoneal ao invés de um dialisador externo.

 

1961 — As ações da Baxter começam a ser comercializadas na Bolsa de Valores de Nova York.

 

1968 — A Baxter introduz o primeiro concentrado de fator VIII produzido comercialmente para tratar hemofilia.

 

1969 — A Baxter abre seu centro de P&D em Round Lake, Illinois, EUA.

 

Os anos 70

1970 — A empresa introduz o VIAFLEX, o primeiro recipiente IV plástico flexível. Esse é um grande avanço na terapia IV, já que permite a infusão de uma solução IV em um sistema fechado, o que reduz a chance de contaminação.

Também em 1970, a Baxter começa a construção da fábrica de North Cove, em Marion, Carolina do Norte, EUA, para fornecer soluções IV nos novos recipientes IV VIAFLEX. A fábrica de 1,4 milhão de metros quadrados abriu em 1972. Hoje, a fábrica de North Cove está entre as maiores fábricas de soluções IV do mundo, produzindo centenas de diferentes soluções IV e de diálise peritoneal, assim como recipientes e peças para outras fábricas da Baxter. North Cove fornece mercadorias para 57 países e peças para fábricas em 27 países.

 

1971 — A Baxter aparece na lista da revista Fortune entre as 500 maiores corporações americanas. As vendas deste ano alcançaram 242 milhões de dólares.

 

1974 — Recipientes na forma de minibolsas de plástico são adicionados à linha de produtos IV, e levam à introdução de medicamentos IV pré-misturados na forma “pronta para o uso”.

 

1975 — A empresa é transferida de Morton Grove, Illinois, para sua atual sede corporativa em Deerfield, Illinois.

 

Os anos 80

1983 — A Baxter introduz o primeiro concentrado de fator VIII tratado termicamente para hemofilia, reduzindo o risco de transmissão viral.

Ainda em 1983, a Baxter introduz a bomba INFUSOR, que incorpora tecnologia que permite que pacientes recebam terapia IV em qualquer ambiente.

 

1985 — A Baxter adquire a American Hospital Supply Corporation e adiciona distribuição de cuidados de saúde à sua capacidade como desenvolvedora de tecnologias médicas.

 

1988 — A Baxter introduz HEMOFILM, o primeiro fator VIII purificado por tecnologias monoclonais e químicas.

 

Os anos 90

1991 — A empresa introduz o sistema de acesso IV INTERLINK, o primeiro sistema “sem agulhas” para terapia IV, o qual protege os trabalhadores de cuidados de saúde dos acidentes com agulhas.

 

1992 — A Baxter introduz o fator anti-hemofílico (recombinante) RECOMBINATE, o primeiro concentrado de fator VIII fabricado geneticamente.

 

1994 — A Baxter introduz a máquina de diálise peritoneal automatizada HOMECHOICE, um dispositivo compacto, de fácil uso, que limpa o sangue do paciente durante a noite. Ainda em 1994, a Baxter abre uma nova fábrica em Cingapura para fabricar soluções de diálise peritoneal (PD) para o mercado asiático.

 

1996 — A Baxter recebe autorização da FDA (Agência de Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estado Unidos) para a bomba de infusão volumétrica COLLEAGUE.

 

1998 — A Baxter adquire a divisão de produtos farmacêuticos da Ohmeda do The BOC Group, o líder norte-americano em produção de agentes inalatórios e medicamentos usados para anestesia local e geral.

A Baxter recebe aprovação da FDA para comercializar o TISSEEL, o primeiro selante de fibrina nos Estados Unidos que é indicado para hemóstase e selagem de feridas em cirurgias.

A Baxter introduz o primeiro recipiente flexível de “câmara tripla” para nutrição parenteral total, como um modo de administrar nutrição intravenosamente.

 

Os anos 2000

2001 — A Baxter adquire a Cook Pharmaceutical Solutions, um fabricante de medicamentos injetáveis pré-carregados em ampolas e seringas.

 

2002 — A Baxter recebe aprovação da FDA para a solução EXTRANEAL PD, uma solução baseada em glicose que fornece maior remoção de fluido para alguns pacientes de diálise.

 

2003 — A FDA aprova o ADVATE, o primeiro concentrado de fator VIII recombinante para hemofilia feito sem nenhuma adição de proteínas animais ou humanas na cultura celular, purificação ou no processo de formulação final, eliminando o risco de infecções causadas por vírus que podem ser transportados por tais proteínas.

 

2005 — A Baxter recebe aprovação da FDA para o GAMMAGARD LIQUID para pacientes com distúrbios do sistema imune. A Baxter introduz o FLEXBUMIN, o primeiro recipiente plástico, flexível de albumina; anteriormente disponível apenas em recipiente de vidro.

Também em 2005, a Baxter lança um anestésico inalatório, o sevoflurano.

 

2007 — A Baxter introduz o V-LINK, o primeiro conector IV sem agulha com um revestimento antimicrobiano.

 

2008 — A Baxter recebe aprovação da FDA para o selante de fibrina ARTISS, o primeiro selante de fibrina disponível comercialmente usado para colar enxertos de pele em queimados.

 

Os anos 2010

2011 — A Baxter Ventures é fundada como uma forma para financiar produtos em estágios iniciais e terapias e acelerar a inovação e o crescimento.

Ainda em 2011:

  • A Baxter fecha um acordo definitivo para adquirir a Baxa Corporation, uma empresa privada que fabrica sistemas compostos automatizados para nutrição parenteral e outras tecnologias de automação para farmácias hospitalares.
  • A Baxter recebe aprovação regulatória europeia para o uso de KIOVIG para tratar neuropatia motora multifocal, um distúrbio autoimune caracterizado por fraqueza progressiva dos membros.
  • A FDA aprova a administração subcutânea do GAMMAGARD LIQUID para pacientes com imunodeficiência primária.

 

2012 — A Baxter conclui a compra da Sigma International General Medical Apparatus, LLC (SIGMA), líder global na fabricação de tecnologia de bombas de infusão inteligentes.

Ainda em 2012, a Baxter adquire a Synovis Life Technologies, Inc., um fornecedor líder de produtos mecânicos e biológicos usados para reparo do tecido e procedimentos microcirúrgicos.

 

2013 — A Baxter adquire a Gambro AB, uma empresa inovadora global de hemodiálise no centro e produtos de cuidado renal agudo.

Ainda em 2013, a Baxter recebe aprovação da União Europeia para comercializar o VIVIA, um sistema de hemodiálise domiciliar desenhado para entrega de terapia de hemodiálise doméstica mais frequente, de duração estendida, noturna ou diurna, conhecida como hemodiálise de alta dose (High Dose Hemodialysis).

Ainda em 2013, a Baxter recebe aprovação da União Europeia para o selante hemostático HEMOPATCH, um novo adesivo a base de colágeno reabsorvível para ajudar no controle de sangramento em uma variedade de cenários cirúrgicos.

 

2014 — A Baxter recebe autorização regulatória dos EUA e do Canadá para o sistema de infusão de última geração SIGMA Sepctrum, o qual incorpora capacidade aumentada para o software de segurança da biblioteca de medicamentos máster do sistema e novas capacidades de rastreio de ativos.

Ainda em 2014, o negócio de produtos médicos da Baxter expandiu sua rede de P&D com o estabelecimento de um novo centro de excelência em Suzhou, na China, focado em formulação química analítica, desenvolvimento de processo e de recipientes. O centro atenderá necessidades globais ao mesmo tempo em que procura oportunidades específicas para emergir nos mercados da região Ásia-Pacífico.

 

2015 — A Baxter separa com sucesso sua divisão BioScience que passa a ser Baxalta Incorporated, outra empresa negociada na Bolsa de Valores de Nova York.

 

 

Select an image and edit this description